BLOG DE RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

BLOG DE RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

terça-feira, 3 de abril de 2018

BIOLOGIA: A DUALIDADE SIMPLES E COMPLEXA DO CONCEITO SOBRE O QUE É VIDA.

(((VALE A PENA REPOSTAR DO ANTIGO BLOG DO BIOJARLA)))


ESCRITO EM 17/08/2010 POR JARLILSON RICARDO (BIOJARLA) BIÓLOGO FORMADO PELA UFRPE.

Quanto mais a mente humana assimila novos conhecimentos no decorrer do espaço-tempo da razão humana, pode-se observar também o fato de que algo que parecia tão simples, torne-se com um certo nível de complexidade.
Seguindo este padrão que eu cito, podemos falar atualmente, sobre o conceito de vida.
Todos nós sabemos intuitivamente, desde a infância os primeiros conceitos sobre o que é vida. Qualquer criança saudável, tem as primeiras e primitivas mas, importantíssimas para seu desenvolvimento psíquico e cultural, noções sobre o conceito de vida ao associar comumente isto a movimento, algo que se mexe, emite sons, etc. Mas, todos os seres vivos, todos mesmo, englobo aqui até uma análise a nível microbiológico, seguem um padrão de tentar descobrir coisas novas, novos conhecimentos, novos caminhos, estratégias. Na verdade, todos nós, seres vivos de todos os tipos, somos grandes pesquisadores, grandes inventores biológicos e analistas.
Hoje em dia, a nossa sociedade humana dos tempos modernos, rodeada de tecnologias cada vez mais inovadoras nos mais diversos ramos onde a humanidade atua, pode já ir observando e tirando algumas importantíssimas conclusões sobre o processo do aprendizado do saber humano no decorrer do tempo. Hoje a nossa sociedade já pode ver um certo grau de complexidade do que para muitos em tempos passados parecia tão simples. Podemos fazer análises sobre isto em várias áreas, como na física exemplificando como já naquele tempo Galileu tinha uma análise do universo muito superior ao padrão de conhecimentos da época e tanto que era visto como um disseminador de idéias falsas, a revolução da matemática trigonométrica nas construções, facilitando muito o trabalho nas construções, e, podemos citar o espantoso conhecimento da teoria da evolução de Charles Darwin.
O conceito de vida, hoje em dia, detém um certo nível de complexidade a nível científico, pois, a evolução dos seres vivos, já proporciona atualmente, observações incomuns aos padrões científicos atuais do conceito de vida.
Hoje, tem-se um conceito científico básico sobre o que é vida, mas, podemos dizer notavelmente aqui que, é um conceito que vem tendo certas restrições, principalmente com o incomum reino dos vírus.
Os vírus fogem do padrão científico de vida ao serem analisados.
Muitos cientistas consideram os vírus, seres vivos muito incomuns, tanto que isolaram os vírus num grupo a parte, o grupo dos vírus e não em um reino.
Os vírus fogem de padrões biológicos normais, dificultando o conceito se eles são um ser vivo ou um ser bruto. Numa análise superficial, eles não apresentam estrutura celular típica aos demais seres vivos. As suas estruturas são formadas por uma atípica cápsula protéica e dentro, seu material genético que pode ser o DNA ou o RNA, nunca são encontrados os dois ao mesmo tempo. Eles só se reproduzem dentro de uma célula de padrão científico normal. Fora da célula eles podem até formar cristais, melhor dizendo, se cristalizarem , resumindo, formar um ser bruto.
Enfim, eles são considerados pela maioria dos biólogos como um parasita intracelular de características incomuns aos demais seres.
Poderíamos dizer grosseiramente aqui que eles são também grandes pesquisadores, analisadores, construtores, pois, estão constantemente, procurando novas estratégias (mutações), ironicamente falando, fazendo certos testes, análises, e podemos verdadeiramente e grandiosamente observar nisto tudo, no seu complexo conceito de vida, a constante regência dos processos evolutivos e da seleção natural atuante de forma intensa.
Os vírus apresentam um padrão de vida científico tão incomum que mesmo microorganismos menores que eles, como as PPLO (PLEURO-PNEUMONIA LIKE ORGANISMS) ainda assim, apresentam compatibilidades maiores para o padrão científico de vida, como o crescimento que podem apresentar, alguns até ficando em tamanho maior que os vírus e algumas bactérias.
Pois bem, podemos notar que o que parecia tão simples, um dia poderá se tornar, com a aquisição de nossos novos conhecimentos, num nível um pouco mais complexo, superior.
Hoje em dia, o conceito antigo de vida e alguns pontos fundamentais deste conceito como reprodução, crescimento, respostas a estímulos, já contrastam com conceitos mais novos como mutação, ácidos nucléicos, padrões novos de comportamento como o dos vírus.
Esta minha análise vai se restringir neste momento, só até aqui, pois este tema é muito abrangente e envolve muitos pontos do saber humano, pontos como ética, religião, sociedade, etc. Poderíamos tocar aqui também nas análises de algumas condições como o processo do estado vegetativo em que se encontram algumas pessoas e outros seres, poderíamos também analisar alguns comportamentos da sociedade, enfim, prefiro neste primeiro momento fazer esta análise mais superficial do conceito de vida, quem sabe possa postar aqui uma análise um pouco maior, abrangendo outros aspectos do conceito de vida.
Fica aqui este meu comentário que fiz com o propósito único de chamar a atenção de todos para a observação, a análise, o incentivo a provocar um certa vontade de aprender cada vez mais, para todos nós, mesmo para aqueles que pensam que não possuem capacidade de aprender algo, pois, o ser humano tem o dom da inteligência, pense muito nisto ok?




Nenhum comentário:

Postar um comentário