BOOK TRAILER PARTE 1 LIVRO (U1) UNIVERSO 1

BLOG DE RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

BLOG DE RECIFE - PERNAMBUCO - BRASIL

terça-feira, 10 de abril de 2018

BIOLOGIA: ESCORPIÕES (O "PERIGO" PODE ESTAR AOS SEUS PÉS)

(((VALE A PENA REPOSTAR DO ANTIGO BLOG DO BIOJARLA)))


(((ESCRITO (EM 10/05/2012) POR JARLILSON RICARDO (BIOJARLA), BIÓLOGO FORMADO PELA UFRPE)))


   Tityus stigmurus

   Tityus serrulatus

 (((FOTOS ACIMA: DA INTERNET E DIVULGADAS EM VÁRIOS SITES E BLOGS))) 
(((UTILIDADE PÚBLICA)))

ESCORPIÕES... UM ANIMAL PEQUENO NO PORTE, MAS, "UM" DOS MAIS TEMIDOS DA FAUNA TERRESTRE PELA POPULAÇÃO MUNDIAL, POIS, O SEU VENENO É, "EM ALGUNS CASOS", DE EFEITO MORTAL PARA ALGUMAS PESSOAS, "PRINCIPALMENTE", CRIANÇAS E PESSOAS MAIS IDOSAS E DEBILITADAS. MAS, INICIALMENTE, QUERO FRISAR AQUI QUE, AQUI NO BRASIL, DAS CERCA DE 100 ESPÉCIES CONHECIDAS (EU ACHO QUE ESTE NÚMERO DE ESPÉCIES, PELO QUE ANDO ANALISANDO POR LIVROS E NOTICIÁRIOS, VEM AUMENTANDO, E REALMENTE, VEJO QUE JÁ SE FALAM POR AÍ EM 140 ESPÉCIES), "APENAS" "QUATRO ESTÃO NO TOPO DAS CONSIDERADAS AS MAIS PERIGOSAS":  Tityus stigmurus, TityusserrulatusTityus cambridgei e Tityus bahiensis.
NO CASO DAS CRIANÇAS, O QUE EU POSSO DIZER É, NA MANEIRA MAIS SIMPLES POSSÍVEL: O VENENO ESCORPIÔNICO "PODE" ATUAR E PRODUZIR EFEITOS MAIS INTENSOS NUM ORGANISMO INFANTIL (PODE TAMBÉM POTENCIALIZAR O VENENO NA CRIANÇA, VISTO TAMBÉM QUE, O TAMANHO DE UMA CRIANÇA, COMPARADA COM O TAMANHO DE UM ADULTO, É MENOR) (ATENÇÃO EXTREMA EM RECÉM-NASCIDOS OK GENTE?). AQUI EM RECIFE, UMA CRIANÇA ACABOU DE MORRER RECENTEMENTE POR PICADA DE ESCORPIÃO E POSTERIORES COMPLICAÇÕES (http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2012/04/26/menino-picado-por-escorpiao-morre-no-hr-40355.php - INFELIZMENTE, ESTE LINK JÁ NÃO ESTÁ FUNCIONANDO MAIS.). E LEMBRO-ME AQUI DE ALGUNS OUTROS CASOS DE MORTES INFANTIS POR PICADAS DE ESCORPIÕES (ATÉ ESTOU ME LEMBRANDO AGORA, NESTE MOMENTO QUE ESCREVO, DE UM CASO DE UMA MENINA DE 9 ANOS QUE MORREU  HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS, NA LOCALIDADE DE ITAPISSUMA, QUE É UMA LOCALIDADE AO LADO DA PARADISÍACA ILHA DE ITAMARACÁ, PERNAMBUCO) (INCLUSIVE UM PARENTE MEU (UMA CRIANÇA) FOI PICADO HÁ SEMANAS ATRÁS POR ESCORPIÃO, MAS, GRAÇAS A DEUS, NÃO TEVE COMPLICAÇÕES). É COMUM AQUI EM RECIFE O RELATO DE PROBLEMAS COM ESCORPIÕES NOS BAIRROS (E EU POSSO COMPROVAR ISTO NA PRÁTICA, ONDE, QUASE TODO OS ANOS, DEZENAS DE FAMÍLIAS VEM ME ENTREGAR EM FRASCOS ESCORPIÕES MORTOS (EU TRABALHO COM SAÚDE AMBIENTAL) E QUE PICARAM ALGUM PARENTE. VENHO NOTANDO QUE AS PICADAS ACONTECEM QUANDO AS PESSOAS CALÇAM SAPATOS, SE ENCOSTAM NAS PAREDES, MEXEM EM ENTULHOS NA CASA (ENTULHO É BRONCA! ELES, OS ESCORPIÕES, TAMBÉM ADORAM UM ENTULHINHO...). AS EQUIPES DE SAÚDE AMBIENTAL VEM TRABALHANDO DE FORMA INTENSA AQUI EM RECIFE, MAS, A POPULAÇÃO VEM RELATANDO ACIDENTES EM VÁRIOS BAIRROS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, O QUE DIFICULTA O ATENDIMENTO DE COMBATE AOS ESCORPIÕES, VISTO QUE, NA MINHA OPINIÃO, SERIA ALTAMENTE BENÉFICO E MAIS ÁGIL O AUMENTO NO NÚMERO DE EQUIPES DE APOIO E COMBATE (GRAÇAS QUE TEVE UM CONCURSO PÚBLICO NA ÁREA AMBIENTAL AQUI EM RECIFE, ATUALMENTE, E ESPERO QUE MELHORE O NOSSO APOIO).
FOI CONSTATADO QUE O ESCORPIÃO MAIS COMUM NOS ATAQUES (ELE SÓ ATACA QUANDO SE SENTE AMEAÇADO) AQUI EM RECIFE, É O  Tityus stigmurus (ELE É CONHECIDO POPULARMENTE COMO O ESCORPIÃO AMARELO OU ESCORPIÃO DO NORDESTE; ELE TEM UMA ESPÉCIE DE DESENHO EM FORMA DE UM TRIÂNGULO PRETO QUE SE DESTACA NO SEU CEFALOTÓRAX) (GENTE! PARA QUEM NÃO SABE, O ESCORPIÃO NÃO É INSETO NÃO; É UMA ESPÉCIE DE ARACNÍDEO (E, CLARO, 4 PARES DE PATAS).). 
OS ALIMENTOS PREFERIDOS DOS ESCORPIÕES SÃO BARATAS E GRILOS, MAS... INSETOS... SÃO COM ELES MESMO, RSSS.
ELES SÃO ALTAMENTE ADAPTADOS (POSSUEM ESTRUTURAS IMPRESSIONANTES, COMO O SEU ÓRGÃO SENSORIAL CHAMADO DE "PENTE" (NA PARTE VENTRAL DO SEU CORPO (EMBAIXO DELE)), QUE FICA VIBRANDO, E COM ISTO, ORIENTANDO SOBRE TODA A ÁREA AO SEU REDOR) (NA UNIVERSIDADE RURAL, PUDE OBSERVAR EXAUSTIVAMENTE NA ÉPOCA DAS MINHAS AULAS COM "LUPA" ESTES ÓRGÃOS SENSORIAIS CHAMADOS "PENTES". EU NOTEI QUE EM ALGUNS, ELES ME APARENTAVAM MAIS DESENVOLVIDOS QUE EM OUTROS (SÓ ESTOU CITANDO ISTO AQUI PORQUE ACHEI ESTE FATO BASTANTE CURIOSO (SERÁ QUE SÃO OS CACIQUES ESCORPIÕES? KKKKKKKKK, BRICADEIRA OK GENTE? RSSS)). POIS BEM... VOU DEIXAR ALGUNS IMPERDÍVEIS E FUNDAMENTAIS LINKS SOBRE ESCORPIÕES AGORA (LEIAM E NÃO SE ARREPENDERÃO; INCLUSIVE, ISTO É UM PROBLEMA DE SAÚDE PUBLICA NACIONAL E, POR QUE NÃO... MUNDIAL...?) (QUEM SABE ESTAS INFORMAÇÕES IRÃO AJUDAR SERIAMENTE ALGUÉM POR AÍ NESTE MUNDÃO AFORA.). 
SIM, ANTES QUE EU ME ESQUEÇA, AQUI EM RECIFE, QUALQUER CASO DE PICADA DE ESCORPIÃO, POR MAIS SIMPLES QUE PARECA, CORRAM RÁPIDO PARA O HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO E PROCUREM O SETOR DO "CEATOX" (CENTRO DE ATENDIMENTO TOXICOLÓGICO) (SE POSSÍVEL, LEVEM O ESCORPIÃO "MORTO" NUM PEQUENO RECIPIENTE). VALEU GENTE. ABRAÇÃO A TODOS. (NÃO DEIXEM DE ANALISAREM OS LINKS OK?)

ATUALIZAÇÃO1: GENTE, TINHA MUITO MAIS LINKS, MAS, TODOS QUE TIREI DAQUI, NÃO ESTAVAM FUNCIONANDO MAIS.







Nenhum comentário:

Postar um comentário